UOL NEWS
Direto do RS: Em Gramado, quem depende de turismo não tem mais cliente

Sicoob registra avanço de 182% em transações via mobile banking em 2015
Fonte: Portal do Cooperativismo - 08/03/2016 - 11h27min Voltar

Utilização de canais de autoatendimento já representa 71% das operações realizadas pelos associados.

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) encerrou 2015 com crescimento de 182% nas transações via mobile banking. A utilização deste canal, que em 2014 representou 10% das transações, expandiu para 20,2% em 2015 e a tendência é que o uso dos dispositivos móveis avance ainda mais este ano. Em janeiro de 2015, um quarto das transações do Sicoob foram realizadas por smartphones e tablets.

As transações pelo internet banking também aumentaram, mas em ritmo mais moderado, 28%, e representam 38% de todas as operações realizadas pelos canais de atendimento.  Em 2015, 71% das transações foram feitas nos canais de autoatendimento (ATMs, internet e mobile banking) contra 29% nos pontos de atendimento físicos. Em 2014, a proporção era de 66% para 34%.

A comparação com as pesquisas anteriores em todos os canais ajuda a entender a popularização dos canais de autoatendimento entre os associados, especialmente o mobile banking, destaca o diretor de Tecnologia do Sicoob, Ricardo Antônio Batista. Em 2010, 59% das transações eram realizadas nos pontos físicos, o internet banking respondia por 32%, os ATMs, 9%, e o mobile banking não passava de um “traço” nas estatísticas. Em 2015, o internet banking assumiu a dianteira de participação nos canais de atendimento, explica.

Para o ano de 2016, as projeções indicam que o uso do mobile banking continuará com crescimento superior em relação à outros canais em virtude do aumento da utilização de smartphones e tablets por parte dos usuários. A utilização do mobile banking proporciona comodidade e economia de tempo, já que as transações podem ser feitas a qualquer hora e de qualquer lugar. Atualmente, a cada 2 dias úteis, só neste canal, são realizadas a mesma quantidade de transações feitas em todo ano de 2012, enfatiza Batista.

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui 3,2 milhões de cooperados em todo o país e está presente em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por cooperativas singulares, cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,4 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Comentários:
Nome: